BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guerra da Bósnia









Desde que se tornou independente a Bósnia se envolveu na mais intensa guerra doas anos 90. Seu território foi dividido em duas partes: os sérvios e os croatas (muçulmanos).
Todos esse grupos etnicos tem a mesma língua o sérvio - croata, porém os bósnios são da religião muçulmana, os croatas católicos e os sérvios critianismo ortodóxo.
Os bósnios aceitaram melhor o domínio turco ( muçulmano) e os croatas o domínio alemão. Com a independência da Bósnia os sérvios perceberam que os muçulmanos seriam a etnia mais numerosa e não queriam aceitar.Criaram então a Sérvia da Bósnia - Herzegovina, que era uma parte da antiga Iugoslávia dominada pela sérvia.Os sérvios da Bósnia ganharan a ajuda da ex- Iugoslávia, assim mais armados que os croatas, em nome de uma "limpeza étnica", realizaram atrocidades com os muçulmanos.
No princípio os croatas fizeram a mesma coisa que os sérvios, massacraram os muçulmanos, assim a guerra opos bósnios e sérvios.
Durante dois anos o mundo inteiro protestou contra tais atrocidades, a guerra da Bósnia se tornour a pior guerra dos anos 1990.
A situação da Bósnia ainda não está totalmente controlada, ela ainda necessita de ajuda. Esse conflito foi gerado pela xenofobia, horror a outras raças, os sérvios tinham tanto "pavor" aos muçulmanos que deu no que deu, a intervensão de alguns países poderia tem evitado toda esse transtorno, países importantes como EUA, podiam, ao invéz de se omitir, tentar controlar o conflito que deixou marcas até hoje.