BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Estados Unidos x Iraque
Antecedentes:
· Revolução islâmica no Irã
· Guerra Irã e Iraque
· Invasão do Kuwait
· O desejo de Bush(filho) terminar a obra do pai
· A questão econômica
· O terrorismo (atentado de 11/09/2001)
Não cumprimento das resoluções da ONU
Fatores envolvidos:
interesses anglo-americanos
A questão religiosa
O petróleo
Interesse turco
Controle político regional
A oposição Teuto-francesa
O mundo e o conflito
O Brasil e o Conflito O pós-guerra
Conseqüências:
Ocupação do Iraque
Recrudescimento dos conflitos religiosos
Atentados contra soldados americanos e ingleses
Aumento da instabilidade política na região
Crescimento do antiamericanismo
Crescimento do anti-semitismo entre os árabes

O Verdadeiro motivo a briga pelo petróleo
O verdadeiro motivo da briga entre os Estados Unidos e o Iraque pelo petróleo foi que algund países e algumas organizações estrangeiras e as ações dos EUA contra o Iraque, não tinha como objetivo desarmar o Saddam Hussein, mas sim controlar as reservas de petróleo do Iraque. Os americanos são os maiores consumidores de petróleo do mundo abrigando as principais empresas multinacionais do setor.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Índia x Paquistão

A região do conflito Caxemira está localizada no Norte do Subcontinente indiano. Trata-se de um coflito entre Índia e o Paquistão.A Índia e o Paquistão nasceram nos princípios da Guerra fria, suas relações já começaram mal e continuaram pouco amistosas. O Paquistão ficou a favor dos Estados Unidos e a Índia a favor da União Soviética. O principal motivo desse conflito é a disputa pelo território entre a Índia e o Paquistão: a Caxemira. Os dois estão produzindo armas nucleares na mesma região.O maior medo da comunidade internacional é que esses países utilizem suas armas nucleares, bombas, para resolver esse conflito, ou seja, definir a quem pertence, afinal, a caxemira. Dois terços da Caxemira estão sob o domínio indiano, e um terço sob o controle paquistanês. O Paquistão quer o controle total da caxemira porque lá vive uma população de maioria islâmica. Alguns nomes importantes nesse conflito são Atal Bihari Vajpayee primeiro ministro da Índia , que declarou que se necessário usaria a bomba atômica e Nawaz Sharif primeiro ministro do Paquistão que em resposta ao primeiro ministro da Índia disse que estaria pronto para a luta. A rivalidade entre este dois países levou a uma corrida armamentista, colocando Índia e Paquistão no clube dos países nucleares. Em 1998, a Índia promoveu cinco explosões nucleares. Como resposta à demonstração de força, o Paquistão realizou seis testes. No início de 2004 algumas negociações de acordo de paz foram feitas.























segunda-feira, 23 de junho de 2008

ANGOLA - CONFLITOS

Conflito - Angola


O conflito em angola tem ínicio em 1975. As forças desse conflito são a MPLA(Movimento Popular de Liberação de Angola) , formada por umbundu , marxistas e mulatos , seu líder é Agostinho Neto,contra, UNITA (União Nacional Nacional para Independência total de Angola)formada por anticomunistas, ovinminbundus , tem como líder Jonas Savimbi.
Neste conflito já morreram mais de 1 milhão de pessoas. Quem atualmente se encontra no poder é o MPLA. Os rebeldes da unita atuaram por 27 anos, promovendo atos terroristas, vizando desestabilizar o governo: Sabotagens, destruição de torres, contrabando de diamantes, os lucros obtidos dos diamantes serveriam para contratar mercenários e tornar mais aficiente suas ações.
O lider da UNITA morreu em confronto com o exército do governo em 22 de fevereiro de 2002. Três semanas após a morte, os lideres da UNITA e do governo dão inicio as convenções de paz.
Resultado:
Em 4 de abril de 2002, os lideres, Agostinho neto (governo) e o novo lider Paulo lukamba(UNITA) fazem acordo de paz dando fim a quase 27 anos de guerra.

Na minha opinião, este conflito é parecido com os conflitos atuais do século 21, como apresenatando atos terroristas, contrabando e etc. Quem deveria ganhar esta "guerra" angolana devia de ser o MPLA pois éra o grupo que quase nao fico no poder da angola e também a UNITA é ligada a atos inlegais que desestabilizarão o MPLA.

Caxemira


É uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividido e disputada entre a índia de maioria hindu e o paquistão maioria mulçumano.
A índia e o paquistão deveriam decidir a situação política da caxemira por meio de um plebiscito. Teria que ficar independente mais isso não aconteceu e foi incorporada a índia, levando a guerra em 1947. Em1948 tiveram acordo de 1/3 fica com o paquistão e o resto com a índia ,em 1963 o paquistão cede uma parte de seu território para a china , e começa uma guerra que ocorre constantemente e esta ate hoje com grandes riscos de uma guerra nuclear.

Curdos vs Turquia


O Curdistão se situa extrapolando as fronteiras da Turquia, e nos paises asiáticos Iraque, Irã, Síria e Armênia. Em 1984 o Partido dos Trabalhadores do Curdistão ( PKK ) sob comando do líder imperialista curdo Abdullah Öcalan .Com o apoio da Síria e contando com bases no Iraque e no Irã. O PKK inicia a luta armada contra o governo turco pelo fato do idioma curdo ter sido proibido pelos turcos (proibida nos espaços públicos estatais, tipo: escolas, hospitais e prisões...). Que em 1998 quase provocou uma guerra entre Turquia e Síria. A Síria acaba com o apoio que estava dando aos curdos e expulsa Abdullah Öcalan ( na foto ao lado), para não acontecer mais conflitos, mas Abdullah Öcalan foge para Rússia para obter asilo político na Itália. Mas não conseguiu, e em 1999 Abdullah Öcalan foi preso no Quênia. Abdullah Öcalan foi julgado na Turquia, mas mesmo jurando tornar-se leal a Turquia e acabando com os conflitos entre Turquia e Curdistão, é condenado a morte por suas atividades consideradas terroristas (por ter montado um partido ‘PKK’ com a intenção de dividir a Turquia). Porém desde 2002, sua pena foi trocada, pois a Turquia aboliu a pena de morte. Desde então, ele é prisioneiro na ilha-prisão de Imrali.

Conclusão: Este conflito foi formado porque Ocalan quis "dividir" a Turquia, ele desejava que seu idioma fosse usado, mas teria sido cortado, então ele criou o PKK, para lutar afavor de seu Estado.

EUA x Iraque (SEGUNDA VERSÃO)

O conflito entre EUA, e Iraque é um conflito que já acontece há alguns anos e ainda irá demorar.Todos os dias vemos nos noticiários que pessoas foram mortas no Iraque por atentados terroristas, como carros bombas...É uma disputa por petróleo do qual os EUA possui poucas quantidades em seu território, e tenta “roubar” do Iraque, por querer petróleo em grandes quantidades sem pagar muitu dinheiro.


Esta ‘guerra’’ por petróleo está centralizada no Iraque, que é onde está o petróleo tão desejado pelos EUA.Os EUA “escolheram” o Iraque por ele ter uma enorme quantidade de petróleo ,eles tem no mínimo 112 bilhões de barris em suas reservas, e, não é um país com um exército muito efetivo, ou numeroso, apesar de envolver-se em constantes combates.


Entre todos os muitos e ‘’pequenos’’ conflitos desta guerra, um grande acontecimento foi o 11 de setembro de 2001, quando dois aviões, cada um separado por um intervalo de alguns minutos se chocou com uma das Torres Gêmeas, que eram um dos principais “monumentos” dos EUA, e que deixou mortas muitas pessoas.O que serviu de “desculpa” para os EUA invadirem o Afeganistão, já que a culpa do atentado foi assumida pela Al Qaeda, que também esta em parte do território do Iraque.

Os principais “nomes” dessa guerra são: George W. Bush, presidente dos EUA, e, Saddam Hussein, que era o presidente do Iraque(foi enforcado em 30 de dezembro, após ser julgado a pena de morte.

Está disputa, para alguns, parece interminável, pois ela não “toma um rumo”, porque são sempre aqueles combates no Iraque, onde os EUA manda seu exércitos em prol de tomar a posse de reservas existentes lá, muitas vezes sem sucesso.

Esses acontecimentos estão deixando milhares de pessoas mortas, apenas por dinheiro, que é o que os EUA não abre mão, mesmo tendo que fazer vitimas desnecessárias para isso.

EUA x Iraque (2° Versão)

EUA x Iraque

Os EUA entraram em conflito com o Iraque porque eles querem todo o petróleo que o Iraque possui. Os EUA entraram com a justificativa de guerra que o Iraque estava produzindo e escondendo armas de destruição em massa. Como não havia armas de destruição em massa os EUA não se retiraram, pois o motivo era e é “pegar” o petróleo que eles têm.O conflito ainda não teve um fim, pois os EUA não acharam as tais armas (porque não tem) e no fim das contas é só um grande desvio de barril de petróleo por traz de tudo.

Hoje em dia os EUA estão em crise, a gasolina esta muito cara, as lojas de carros cheias de camionetes e carros de luxos, mas o povo não esta conseguindo pagar a gasolina, a policia está adotando outros meios de transporte como bicicletas, cavalos, etc...

Vídeo 1
Vídeo 2

domingo, 22 de junho de 2008

Caxemira

A Caxemia pertenceu à Índia. É uma região do norte do subcontinente indiano,hoje dividida entre Índia e Paquistão.Uma parte foi anexada pela China.
Localizada no norte do subcontinente indiano,a Caxemira é disputada pela Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica.As tensões na região têm inicio com a guerra de independência,em 1947,que resulta no nascimento de dois estados- a Índia,de maioria hindu,e o Paquistão,mulçumano.Segundo uma resolução da ONU datada de 1947,a população local deveria decidir a situação política de Caxemira por meio de um plebistico acerca da independênciado território.
O conflito serve como justificativa para a militarização da fronteira e para a corrida armamentista.Índia e Paquistão realizaram teste nucleares em 1998 e,em abril de 1999,experimentaram mísseis balísticos capazes de levar ogivas atômicas,rompendo acordo assinado meses antes.

Não achei á quem pertenceu o pequeno teritório mas pesquisarei com calma!