BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Redação Geográfica - Bósnia-Herzegovina

     A situação da Bósnia tem muito à ver com a questão religiosa , pois quando aconteceu a proclamação da independencia da Bósnia os Sérvios perceberam que estariam em desvantagem numérica em relação aos muçulmanos, e se recusaram a aceitar o fato.Então foi proclamada a República Servia da Bósnia-Herzegovina, mas invez de dividir o território de acordo com o número da população, os Sérvios começaram uma guerra expansionista, e acabaram ficando com mais territórios( os sérvios são apenas 30% da população total) do que os muçulmanos.
     Pode ser considerada uma omissão de outros países, mas nem tanto já que nenhum grande país teve uma iniciativa, a única coisa que fizeram foi pedir aos EUA  que tomassem uma atitude, mas no final quem tomou essa atitude foi a ONU(Organização das Nações Unidas) que mandou sua tropas para tentar apaziguar a situação.
     Outra causa importante dessa situação pode ser a grande geopolítica xenofóbica do governo do país.Discursos apelativos, e muito xenofóbicos, o que aumenta o sentimento de raiva dos outros povos nas pessoas do país.
     

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Guerra da Bósnia

Esse conflito ocorre por causa da disputa da posse dos territórios bósnios, hoje então disputam este território três grupos étnicos, os sérvios (cristãos ortodoxos), croatas (católicos romanos) e bósnios (muçulmanos). Com a separação destes territórios os sérvios perceberam então, que os muçulmanos seriam a religião mais numerosa, só que não aceitaram este fato e assim, junto com os croatas cometeram atrocidades contra os muçulmanos, e quase os exterminaram.
Somente com as ações das tropas de paz da ONU, a guerra pode ser “controlada”, mas até hoje ainda acontece este conflito.
Um dos principais motivos deste conflito foi a xenofobia (horror a outra raça) dos sérvios e croatas para com os muçulmanos.