BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

segunda-feira, 23 de junho de 2008

ANGOLA - CONFLITOS

Conflito - Angola


O conflito em angola tem ínicio em 1975. As forças desse conflito são a MPLA(Movimento Popular de Liberação de Angola) , formada por umbundu , marxistas e mulatos , seu líder é Agostinho Neto,contra, UNITA (União Nacional Nacional para Independência total de Angola)formada por anticomunistas, ovinminbundus , tem como líder Jonas Savimbi.
Neste conflito já morreram mais de 1 milhão de pessoas. Quem atualmente se encontra no poder é o MPLA. Os rebeldes da unita atuaram por 27 anos, promovendo atos terroristas, vizando desestabilizar o governo: Sabotagens, destruição de torres, contrabando de diamantes, os lucros obtidos dos diamantes serveriam para contratar mercenários e tornar mais aficiente suas ações.
O lider da UNITA morreu em confronto com o exército do governo em 22 de fevereiro de 2002. Três semanas após a morte, os lideres da UNITA e do governo dão inicio as convenções de paz.
Resultado:
Em 4 de abril de 2002, os lideres, Agostinho neto (governo) e o novo lider Paulo lukamba(UNITA) fazem acordo de paz dando fim a quase 27 anos de guerra.

Na minha opinião, este conflito é parecido com os conflitos atuais do século 21, como apresenatando atos terroristas, contrabando e etc. Quem deveria ganhar esta "guerra" angolana devia de ser o MPLA pois éra o grupo que quase nao fico no poder da angola e também a UNITA é ligada a atos inlegais que desestabilizarão o MPLA.

Nenhum comentário: