BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

terça-feira, 29 de julho de 2008

Congo (2ª VERSÃO)




Congo é um país vasto, mas pouco povoado, exceto ao Sul dos planaltos Batékés, onde se concentram mais de dois terços da população. O clima equatorial explica a grande extensão de floresta densa, que ocupa mais da metade de seu território. A agricultura de gêneros alimentísticos(principalmente mandioca), algumas lavouras de exportação( cacau, café, tabaco, amendoim) e o extrativismo florestal constituíram, durante muito tempo, o setor fundamental da economia do país.











A produção de petróleo chegou a assegurar mais de 80% das exportações, mas a queda dos preços, depois de 1985, privou o país de receitas importantes, que eram destinadas a financiar a modernização da agricultura, assim como a industrialização. A exporação petrolífera contribuiu para acelerar a urbanização e o êxodo rural, concentrando quase 50 % dos congoleses em Brazzaville e em Ponta Negra ( porto marítimo). Em face da estagnação econômica, o governo realizou planos de liberalização.

Sua forma de governo é a República presidencialista. E os principais partidos são o Exército Congolês e Rebeldes Mai-Mai.Conflitos étnicos e políticos resultam em uma guerra civil que , na década de 1990, fez mais de 10 mil mortos. Após os acordos de paz, em 1999, o país tenta normalizar sua vida institucional.

Nenhum comentário: